Como melhorar a minha memória para a prova do ENEM?

Compartilhar:

A memória é uma capacidade humana intrinsecamente ligada à educação, porque os alunos precisam armazenar muitas informações para desempenharem as atividades escolares. Por isso, é essencial que estudantes e professores entendam algumas situações que podem melhorar ou piorar a ação da mente e impactar diretamente na memória.

A seguir, confira atitudes cotidianas que podem influenciar diretamente na sua capacidade de memorização:

  • Para melhorar a memória é fundamental dormir 7 a 9 horas por dia, fazer exercícios para a memória, como jogos com palavras, e comer alimentos como peixe, porque é rico em ômega 3, uma substância importante para manter o cérebro saudável e fixar melhor as palavras ou imagens, por exemplo.
  • No final do dia, recordar as atividades que se fez ao longo do dia;
  • Manter o cérebro alimentado comendo de 3 em 3 horas para estar sempre ativo e pronto para memorizar;
  • Beber até às 17 horas bebidas com cafeína, como chá verde ou café, por exemplo, porque a cafeína mantém o cérebro em alerta e facilita a captação da informação a memorizar;
  • Comer alimentos como ovo, nozes, leite, gérmen de trigo e tomate, pois têm substâncias na sua composição que facilitam gravar informações e evitam o esquecimento. A castanha-de-caju é outro alimento fácil de se consumir e que também melhora a memória
  • Quando se aprende um novo conteúdo, as células cerebrais são ativadas, garantindo a potencialização da memória a longo prazo. Assim, os alunos conseguem realizar ligações entre disciplinas distintas e ampliar o horizonte educacional no qual estão inseridos.
  • O sentimento de estresse é um dos causadores do mau desempenho da memória. Quando você fica muito nervoso por causa de determinada situação, a produção de neurotransmissores diminui. Assim, você pode ter dificuldade de memorizar determinados conceitos e ter problemas para se lembrar de outros que já sabia.
  • Para que você aprenda bem os conteúdos passados pelos docentes, uma boa dica é ensiná-los para colegas que estejam com dificuldade. Além de ajudá-los, você tem a dimensão do que precisa focar mais e qual sua capacidade de memória. Além disso, ao transmitir seus conhecimentos, você estimula o crescimento das células cerebrais e, consequentemente, melhora sua memória.

 

Fontes:

http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/08/26/1130319/8-maneiras-melhorar-memorizacao-enem-2015.html

http://www.tuasaude.com/como-melhorar-a-memoria/

 

Compartilhar: