Como fazer uma boa redação para o ENEM?

1029
0
Compartilhar:

Resta pouco tempo para a realização do Exame Nacional do Ensino médio e a redação é, sem dúvida, uma das maiores preocupações dos candidatos. Em 2014, apenas 250 candidatos em todo o país conseguiram tirar nota 1.000. Veja aqui algumas dicas para produzir um texto campeão!

Organize-se!

A primeira recomendação é se organizar. É fundamental o candidato ter um planejamento para administrar o próprio tempo e assim colocá-lo em prática de maneira disciplinada. Segundo a orientadora educacional do Cursinho da Poli, Alessandra Venturi, para ter bons resultados é necessário ser cuidadoso com a organização. “Ao montar um cronograma de estudos, recomendamos ao estudante colocar todas as ações que ele tem de segunda a domingo. Nada pode ficar de fora: o horário do almoço, a janta, o banho e até a noite de sono entram no papel.”

Leia Artigos De Opinião

“Leia muito, sobretudo artigos de opinião de jornais e sites de notícias. Os artigos de opinião são textos dissertativo-argumentativos: exatamente o estilo que você terá que usar na prova do Enem e da maioria dos vestibulares. Quanto mais você ler, mais vai ampliar seus conhecimentos e, além disso, fixar a estrutura correta de um texto, reparando como o autor liga as ideias na introdução, desenvolvimento e conclusão.”

Treine O Tempo: Uma Hora

Para Andrea Ramal, é hora de treinar o bom uso do tempo. “Escolha temas relevantes e escreva sobre eles como se fosse no dia da prova. Você tem uma hora para escrever seu texto, certo? Faça primeiro um rascunho, descanse alguns minutinhos e, depois, releia e passe a limpo fazendo as alterações finais. Sabe os atletas, que treinam tanto para ganhar medalha nas competições? Redação também é assim. Quanto mais você treinar, melhor.”

Refaça Redações Com Temas Já Abordados

“Faça redações de vestibulares de anos anteriores e, sempre que possível, peça a seu professor para corrigir e sugerir melhorias. Ao escrever, leia o enunciado com atenção. Uma das maiores causas de perda de pontos é fugir ao tema. Nesse ponto, os textos de apoio, que aparecem na proposta de redação, podem ajudar bastante: num tema muito amplo, eles dão o foco que você deve seguir.”

Leia De Forma Frequente

É difícil escrever bem ser ler constantemente. “São comuns os erros ortográficos e a falta de informação, que resultam em problemas de coesão e coerência no texto. Essas dificuldades podem ser evitadas com leitura constante e frequente, que familiariza o candidato com as palavras em seu sentido correto, a norma culta de nossa língua e com o formato do texto dissertativo-argumentativo”, explica o diretor do Cursinho da Poli.

Fontes: G1

 

http://noticias.terra.com.br/educacao/vestibular-e-enem-2015-comeca-a-fase-de-estudo-intensivo,afecdb0edf860a7cd7e3e0e57757e87d7uv6RCRD.html

 

Compartilhar: