As diferenças entre PROUNI, SISU e FIES

1486
0
Compartilhar:

O governo brasileiro disponibiliza três programas de incentivo ao ensino superior. São eles: o PROUNI (Programa Universidade para Todos), o SISU (Sistema de Seleção Unificada) e o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

O PROUNI foi criado com o objetivo de dar a chance a pessoas de baixa renda ingressar no ensino superior em universidades particulares. O Ministério da Educação – MEC – determinou que a nota mínima que o candidato deve atingir para concorrer a uma bolsa de estudos do ProUni 2015 é de 450 pontos nas provas de conhecimentos e não pode zerar na redação. Ainda é exigido do aluno renda familiar menor que um salário mínimo e meio por pessoa para bolsa integral e de três salários mínimos por pessoa para bolsas parciais. Nesse programa o estudante faz sua inscrição em duas instituições de ensino superior, podendo escolher duas opções de curso distintas, será avaliado segundo sua nota obtida no Enem e selecionado para uma das vagas. O aluno será chamado em duas chamadas podendo ainda assim ficar numa lista de espera.

O SISU tem as mesmas regras do PROUNI, porém ele foi feito para aqueles candidatos que pretendem estudar em uma universidade pública. No vestibular 2015/16 a USP (Universidade de São Paulo) reservou 13% de suas vagas para os melhores colocados no ENEM.

Já o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores pagos. O FIES foi feito para atender aqueles candidatos que não conseguiram uma bolsa pelo PROUNI e o estudante só começa a pagar o financiamento de fato 18 meses após concluir o curso. O aluno não precisa estar com o nome limpo, ou seja, pode estar com restrições junto aos órgãos de crédito aderir ao Fies a faculdade precisar ter nota 3 junto ao MEC no referido curso. Caso o aluno já seja aluno beneficiado com a bolsa de 50% do Prouni ele não precisará de nenhum tipo de fiador.

Fontes:

http://sisfiesportal.mec.gov.br/fies.html

http://www.prouni2015.com/media-enem-para-o-prouni-2015.html

Compartilhar: